Alunos da UERGS de Santana do Livramento visitam o Arranjo Produtivo

Blog page
Agro Brandão

Local – APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari

No último dia 13 de outubro de 2018, um grupo de estudantes e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, unidade de Santana do Livramento do Curso de Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial estiveram visitando o APL Vale do Taquari.

Na oportunidade eles estiveram na Sede da Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo – FATERCO, entidade gestora do APL AF VT para conhecer um pouco mais sobre o trabalho que os mesmos desempenham no Vale do Taquari, bem como: aspectos históricos da constituição do APL, funcionamento, trabalho desenvolvido com as agroindústrias da região, desafios e problemas enfrentados.

Após, o grupo foi direcionado para a Agroindústria Brandão no município de Muçum onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho que é desenvolvido na agroindústria de derivados da cana-de-açúcar e também saborear um delicioso café colonial de almoço, produzido pelos proprietários que é a nova atividade da propriedade.

Na parte da tarde, o grupo também teve a oportunidade de conhecer o Viaduto 13, popularmente conhecido como V13, o mais alto das Américas a fim de desfrutar de um dos belos pontos turísticos do Vale do Taquari.

Por último, o grupo visitou a Agroindústria Sabor da Fruta do município de Vespasiano Corrêa, a fim de conhecer um pouco mais sobre como a propriedade é administrada, as atividades da agroindústria e também sobre a produção agroecológica de morangos. Realizou-se também um colhe/pague de morangos, aprendendo técnicas de como colher os mesmos corretamente sem estragar as mudas.

Em ambas as visitas os alunos puderam observar a importância que o APL Vale do Taquari desempenha na região. As trocas de experiências que são proporcionadas para os produtores, estudantes e professores é muito importante para o desenvolvimento da região e das pessoas que estão envolvidas nas atividades.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o trabalho que o APL Vale do Taquari desempenha na região? Contate-nos!

Será um prazer recebe-los!