Agroindústrias do APL Vale do Taquari visitaram os Caminhos Pomeranos em São Lourenço do Sul

Blog page
08

08No último dia 26, o APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari realizou visita técnica em São Lourenço do Sul. 

Na oportunidade o grupo pode conhecer a experiência de turismo rural local através do roteiro Caminho Pomerano, que retrata a história dos imigrantes Alemães e Pomeranos que chegaram na região em janeiro de 1858. Foi vivenciada a cultura local através dos hábitos, costumes e gastronomia, um dia de muito aprendizado. 

Foram visitadas: a Agroindústria Flaps e a Agroindústria Figueira do Prado, que ofereceram produtos agroecológicos produzidos por agricultores familiares utilizando frutas nativas e exóticas; a Casa da Schimier onde o grupo foi recepcionado com uma farta gastronomia típica e muito contato com a natureza; a Família Klasen, que resgata uma cultura tipicamente alemã-pomerana, a criação de gansos, onde foi possível degustar o tradicional peito de ganso defumado e o queijo colonial temperado produzido pela família.

Na cidade, o grupo teve a oportunidade de visitar e degustar os produtos da Silvia Chocolates Artesanais e conhecer um pouco da história local através de pontos turísticos. 

O APL Vale do Taquari agradece a recepção e acolhida calorosa das famílias e também a Agência Maria Faceira Turismo pela ótima condução das atividades.

Texto: Eliane Maria Kolchinski – Coordenadora do APL Vale do Taquari.